segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Filmes Gordos #1 - La Haine

Não dispenso uma boa sessão de filmes, especialmente se forem bons filmes, por isso resolvi criar esta rubrica, Filmes Gordos, dedicada a filmes que vi, que adorei e que acho todos devem ver. E para o #1 desta rubrica trago-vos logo o me filme preferido de sempre e que provavelmente muitos conhecerão, La Haine.
A primeira vez que vi este filme foi em 1997, quando o meu tio veio de França e nas tralhas dele vinha esta obra-prima. Foi na altura em que comecei a ouvir hip hop, principalmente francês, e este filme estava perfeitamente enquadrado no que se estavam a tornar as minha influências e a partir de então La Haine passou, também, a ser uma influência.
Não tenho conta de quantas vezes já o vi mas sei que foram demasiadas e qualquer desculpa serve para o ver novamente, conheço-o duma ponta à outra, sei dialogos, banda sonora, pormenores. Parece um bocado doentio mas sinto-me feliz.
O filme foi realizado em 1995 por Mathieu Kassovitz e protagonizado por Vissent Cassel, Hubet Koudé e Saïd Taghmaoui. Retrata um dia da vida de 3 jovens de um bairro nos arredores da capital francesa, a violência policial e a sede de vingança de Vinz.
Num contexto socio-cultural, La Haine, saiu numa altura em que houve demasiados motins contra a violência policial, iguais ao que houveram há uns anos atrás em Paris e por toda a França, que foram noticiados muitas vezes, o que causou muita polémica e controvésia mas apesar disso ganhou um prémio em Cannes, e bem merecido.
Há vários pormenores deste filme e relacionado com ele que eu adoro. Toda a cena de bairro falada nas musicas de hip hop francês, a cena do dj Cut Killer a mandar som para o bairro, a cena de breakdance, o actor principal Vicent Cassel é irmão dum dos maiores nomes do rap francês Rockin' Squat (Mathias Cassel) dos Assassin, a banda sonora especialmente um som, dos Expression Direkt, que é quando Vinz vai no carro com outros gajos...muitas coisas.

CENAS DO FILME:






(este jovem a fazer de skin é o realizador Mathieu Kassovitz)


Som da banda sonora:


Sem comentários:

Enviar um comentário